7 de novembro de 2011

Passagens de Saint Hilaire 2

Continuando o relato de AUGUST SAINT HILAIRE ( ver post ), botânico desbravador das serras de Ibitipoca, nessa passagem ele descreve um pedaço da serra que hoje é a parte sul do parque estadual.

"Seguimos um caminho que sobe, a pouco e pouco, e chegamos a um regato chamado rio do Salto. É ele, explicaram-me, que, sob o nome de rio Brumado, rega o vale onde fica situada a fazenda deste nome e vai enfim avolumar o rio do Peixe.
Corre o rio do Salto com rapidez numa barroca estreita e, em vários lugares, rochedos a pique o margeiam. Num deles, de cor esbranquiçada, ficam inúmeras manchas pretas formadas, tanto quanto pude avaliar, por expansões liquenóides. Lembra uma e bastante a figura de um eremita embuçado no hábito, e segurando um livro. Dele fizeram um Santo Antônio que é objeto de veneração em toda a zona. Todos quantos perderam animais na serra vão rezar o terço diante da imagem e os encontram infalivelmente; outros há que, em romaria e de vela em punho, visitam o rochedo onde está representado o santo e ali fazem penitência."

    

o rochedo é esse aí, uns dizem ver claramente a imagem, outros dizem que se apagou com o tempo, mas o rochedo ainda está lá e vocês podem chegar de perto pra conferir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário