16 de fevereiro de 2012

E o encontro, não é um impacto?

O que aconteceria à Ibitipoca depois da passagem de centenas de encontristas?


Não é estranho uma cidade EREA que nega sua cidade sede? Se elegemos uma cidade sede, por que o EREA se isola entre tapumes? Por que os habitantes da cidade não sabem e não participam daquele evento?
Se o ambiente do EREA é tão ideal, por que não extravasá-lo para as ruas da cidade?
Para a ComOrg do EREA Ibitipoca, todo participante deveria ser, por 4 dias, cidadão da cidade sede, assim como os cidadãos da cidade sede deveriam ser participantes do encontro.
Em Ibitipoca isso será imprescindível para que os encontristas não sejam como qualquer turista que passa pela vila ao longo do ano. Que só passa, impacta a cidade e vai embora.
Pois não é estranho quando arquitetos e urbanistas destroem o próprio espaço?
Se estudantes de arquitetura destroem uma cidade efêmera, durante 4 dias, como devemos esperar que ele atue em uma cidade permanente?

E, afinal, o encontro não é um impacto?

Em certo aspecto ele deve ser. Se impactarmos a relação entre todos os grupos atuantes na Vila, se pudermos contribuir com as discussões, se iniciarmos novas discussões, se incentivarmos um trabalho que se seguirá independente de nós e que vá além dos 4 dias de encontro.

O que aconteceria à Ibitipoca depois da passagem de centenas de encontristas CONSCIENTES?

Sabemos que não é fácil prometer algo que não está sob nosso controle. Mas tudo será parte de um processo de troca que envolverá os nativos, os turistas, as organizações, a academia, o Estado, a FeNEA, os CA’s, DA’s, os EMAU’s e você que leu tudo isso e sentiu vontade de colaborar.


O EREA Ibitipoca está sendo um processo, não um evento. Sendo assim, não convidamos os aspirantes a encontristas a um evento de 4 dias, mas a um processo que tem dia para começar, mas não tem dia para terminar.
Esperamos estar presentes em outras Escolas, esperamos que nos encontrem nos CoREA's, esperamos manter contato direto também virtualmente. Um processo de troca.

Não temos tempo a perder! Bora construir juntos!

6 comentários:

  1. cadê o relato da ultima atividade lá em ibiti???

    ResponderExcluir
  2. tá saindo, gente.. é que quem foi não tem muita intimidade com o blog! :)

    ResponderExcluir
  3. uhahuauhauhauh eu! Isso ae Garé, não tenho muita intimidade com o Blog. Vou tentar relatar brevemente e passo pra galera postar aqui. Bjo seus lindos!

    ResponderExcluir
  4. Adoreiii muita coisa essa pequena descrição de como vai ser o encontro, queria está participando mais ativamente, mas enfim.Vambora p IBITI

    ResponderExcluir